quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Professor de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Rafael Raffaelli, apresenta suscinta explicação sobre pesadelos e sonhos.

               "É como se passássemos os arquivos da memória RAM do computador para o disco rígido", diz o professor de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Rafael Raffaelli.
               Além de ser indispensável para nosso equilíbrio orgânico, ele conta que o sonho é um fenômeno psíquico bastante revelador do que somos. "No período moderno, o maior decifrador dos sonhos foi Freud. Para ele, os sonhos são realizações de desejos. Sonhamos com aquilo que desejamos enquanto estamos acordados", diz o professor.
               Crianças, por exemplo, mostram isso de forma mais evidente porque sonham sobre coisas mais imediatas: se lhes for recusado um doce, vão sonhar com comida. No caso dos adultos, desejos reprimidos também aparecem. "E como esses desejos são em geral ligados à sexualidade ou à agressividade, os sonhos dos adultos tornam-se na maior parte das vezes ininteligíveis ou mesmo absurdos", explica.
               Para Sigmund Freud, os pesadelos ocorrem quando tomamos contato com nossos desejos proibidos latentes, que surgem como algo ameaçador, aumentando a tensão psíquica e nos fazendo acordar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário